Manutenção corretiva
O QUE - A manutenção corretiva é o serviço de emergência em resposta ao desenvolvimento de uma falha. Essa manutenção é normalmente não programada e exigirá raciocínio lógico e boa organização para uma solução de problemas eficiente. É vital que o engenheiro possa entender os circuitos nos quais eles estão trabalhando e como esses circuitos funcionam para garantir o bom funcionamento do sistema.
QUANDO - Além da manutenção corretiva durante emergências, ela também pode ser realizada quando uma falha é encontrada durante uma visita de manutenção preventiva. Isso é possível, pois, com muitos sistemas, o engenheiro pode ser guiado pelo registro de controle ou pelos displays que os lembram ou alertam sobre problemas de funcionamento. Em termos leigos, a manutenção corretiva pode ser feita quando (a) um erro ocorre e a solução de problemas deve ser feita ou (b) um erro é descoberto durante a manutenção.
PORQUE - A manutenção corretiva é necessária, pois a maioria dos dispositivos incorpora semicondutores, diodos, transistores e circuitos integrados, que, em princípio, são confiáveis, mas sempre terão uma pequena tolerância a defeitos, já que são fabricados em grandes volumes. Além disso, a manutenção corretiva também deve ser realizada para manter a manutenção futura e o serviço dos dispositivos, bem como para reter seu potencial de mercado, de modo que melhorias na confiabilidade possam ser obtidas.