A Internet das coisas (IoT) é um ecossistema onde os objetos físicos estão conectados e acessíveis através da internet. Poderia ser um sapatos de corredor com um chip ou uma pessoa que tenha um monitor cardíaco, ou seja, a "coisa" no IoT são os objetos que foram designados com um endereço IP e podem coletar e transferir dados através de uma rede sem qualquer ajuda manual ou interação homem a computador.
Existem muitas aplicações práticas da tecnologia IoT em muitas indústrias hoje. O IoT permite que dispositivos / objetos observem, identifiquem e compreendam uma situação ou o ambiente sem depender de ajuda humana.
O IoT pode conectar dispositivos incorporados em vários sistemas à Internet, representando-se digitalmente e podem ser controlados de qualquer lugar. A conectividade nos permite capturar mais dados de vários locais, garantindo mais formas de aumentar a eficiência e melhorar a segurança e a segurança do IoT.
Esta é uma força de transformação que pode ajudar as empresas a melhorar o desempenho através da IoT analytics e da IoT Security para oferecer melhores resultados. As empresas nos setores de serviços públicos, petróleo e gás, seguros, fabricação, transporte, infra-estrutura e varejo podem obter os benefícios da IoT, tomando decisões mais informadas, auxiliadas pela abundância de dados interacionais e transacionais à sua disposição.
Ao usar as plataformas IoT, as organizações podem reduzir custos através da melhoria da eficiência do processo, da utilização dos ativos e da produtividade. Com o melhor rastreamento de dispositivos / objetos usando sensores e conectividade, eles podem se beneficiar de informações e análises em tempo real, o que os ajudará a tomar decisões mais inteligentes. O crescimento e a convergência de dados, processos e coisas na internet tornariam essas conexões mais relevantes e importantes, criando mais oportunidades para pessoas, empresas e indústrias.